O catador de coco verde recebe R$ 0,25 por unidade. Por esta mesma quantidade o bebedor de água de coco paga até
R$ 7,00.Eis uma bela ilustração do abismo social e da da exploração tão descabidos quanto ignorados. O sujeito que se esfola todo e se desmancha em suor olha do alto de sua miséria aquele que se delicia ao suar na orla exuberante e elitista.
Entre eles existem o atravessador, o transportador, o distribuidor e o vendedor. Acima de todos eles existe o coletor – de impostos. Por baixo de todos eles, o saqueador – de verbas públicas.
É a figura do descaso, da arrogância e da usura de muitos dos herdeiros de Dom João; os ricos em ganância e pobres em escrúpulos. Com a boca aberta a engordarem com o que não lhes pertence, feito filhotes de ave com o bico escancarado, quase tanto quanto sua falta de vergonha. "Representantes" do povo... A maioria não vale um coco!
Ontem soube de um homem que encontrou 4 mil reais e depois de alguns dias procurando o dono, conseguiu devolver o dinheiro. Ele devolveu tudo, sem aceitar recompensa! Acho que é um desses humildes que pensa que a honestidade é obrigação, que não tem dinheiro que pague, ou que a Honestidade não devia ser tão rara a ponto de merecer recompensa. Eu perdi a fala! Sem palavras diante do homem que devolveu tudo o que achou. Ele não roubou, não desviou, não deu nenhum golpe, ele achou! Dizem que achado não é roubado. Ele com seu gesto único nega a sentença e eleva o homem honesto a um patamar quase sublime. E eu, ai! só consegui pensar nos tantos que "engordam com o que não lhes pertence", que roubam tudo, nunca perdem e só acham que não devem nada.
ResponderExcluirEis o valor da honestidade e não mais a honestidade como valor.
ExcluirA reflexão em si já me emocionou... quando li o relato da Valéria porém, chorei. Chorei por todos nós... já que a natureza humana, a mais das vezes, infelizmente, é perversa. Lutamos contra ou absorvemos calmamente a tendência desumana de ver o pior em tudo. De fazer o pior, muitas vezes. Essa pessoa, que muitos certamente acabam classificando como um anjo, herói, louco... só fez o que achou certo. Assim também pensam os usurpadores do que não é seu... não se intitulando jamais usurpadores. Tal sua visão deturpada da realidade.
Excluir...já eu diria que nao valem um coco (M) mesmo kkk
ResponderExcluir